Notícias
Projeto que compreende livro e CD traz releituras das cirandas de Villa-Lobos
04/12/2012
/
Marô Barbieri
por Fábio Prickladnicki, via Zero Hora.
Pesquisador obstinado, Villa-Lobos (1887 – 1959) percorreu o país em busca dos folclores locais com o objetivo de compor um painel da cultura nacional.
Um dos resultados de suas viagens foi uma série de 16 peças para piano inspiradas nas cirandas, entre elas Terezinha de Jesus, A Canoa Virou e O Cravo Brigou com a Rosa.As melodias, que remetem às cantigas de ninar e às brincadeiras de roda, foram retrabalhadas em composições dotadas de uma complexidade nada pueril.
Foi essa passagem da infância para o mundo adulto que impressionou a compositora Olinda Allessandrini, a escritora Marô Barbieri e a artista plástica Clara Pechansky. Juntas, elas registraram suas releituras no livro Cirandas de Villa-Lobos – Reivenções. Cada ciranda inspirou uma ilustração de Clara e um conto de Marô. Em um CD que acompanha o volume, Olinda interpreta as 16 peças para piano, em gravação realizada em Berlim. O recital de lançamento será nesta segunda, às 19h30min, no StudioClio, em Porto Alegre, com a execução das composições, com a leitura dramática dos contos e com a projeção das ilustrações em um telão.
Continue lendo no nosso
blog